II Dia Mundial da Língua Portuguesa Autor vlákna: Maria Teresa Borges de Almeida
|
Assinala-se hoje pele segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Aproveito para desejar a todos quantos trabalham a língua portuguesa um dia muito produtivo!
| | | expressisverbis Portugalsko Local time: 07:03 Člen (2015) angličtina -> portugalština + ... |
Aceitar e celebrar as diferenças entre as variantes do português!
Obrigado por partilhar! | | | Marcos Roland Brazílie Local time: 04:03 francouzština -> portugalština + ... Boa lembrança | May 5, 2021 |
Viva a gloriosa Língua Portuguesa de Camões, Fernando Pessoa, Camilo, Herculano, Vieira, Drummond, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Mia Couto, e tantos mais! | |
|
|
expressisverbis Portugalsko Local time: 07:03 Člen (2015) angličtina -> portugalština + ... | | expressisverbis Portugalsko Local time: 07:03 Člen (2015) angličtina -> portugalština + ... Esse vídeo está muito bem feito | May 5, 2021 |
Fiz confusão com ambos os vídeos há pouco na minha publicação anterior.
O que indiquei tem uma data posterior (2015) e o Dia Mundial da Língua Portuguesa só começou a ser celebrado o ano passado. Acho estranhíssimo.
O que a Teresa apresenta também o tinha visto, mas "perdi-o". Está, de facto, muito bem elaborado.
[Edited at 2021-05-05 19:28 GMT]
[Edited at 2021-05-05 19:29 GMT] | | |
Ambos os vídeos estão ótimos!
O vídeo "Às vezes" é muito bem elaborado, hilário quando cantam os erros, como, "houveram coisas" ou a questão do hífen mal colocado!!!
Didática com muito humor e arte.
Obrigado | |
|
|
E as homenagens do segundo ano da língua Portuguesa só está começando. Encontros terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Será por cinco dias, a partir dessa quarta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa, em que vários expoentes da cultura dos países lusófonos vão participar de um festival chamado Fixe (pronuncia-se fiche, uma gíria em alguns países africanos e em Portugal que quer dize... See more E as homenagens do segundo ano da língua Portuguesa só está começando. Encontros terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Será por cinco dias, a partir dessa quarta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa, em que vários expoentes da cultura dos países lusófonos vão participar de um festival chamado Fixe (pronuncia-se fiche, uma gíria em alguns países africanos e em Portugal que quer dizer "legal", "maneiro").
Os encontros, que envolverão música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Quando: De 05 a 09 de maio
Quanto: Gratuito
Onde: www.festivalfixe.com.br ▲ Collapse | | | Significados diferentes em variedades diferentes | May 6, 2021 |
A propósito de significados diferentes em variedades diferentes do português, lembrei-me de um episódio passado comigo em Angola. Numa “outra vida”, deslocava-me com alguma frequência a este país para dar cursos de formação. Na minha primeira viagem, tinha à minha espera no aeroporto uma comitiva de colegas da mesma empresa para me darem as boas-vindas, mas curiosamente não estava presente o colega que eu considerava meu amigo e com quem eu me dava mais. Quando perguntei por que nã... See more A propósito de significados diferentes em variedades diferentes do português, lembrei-me de um episódio passado comigo em Angola. Numa “outra vida”, deslocava-me com alguma frequência a este país para dar cursos de formação. Na minha primeira viagem, tinha à minha espera no aeroporto uma comitiva de colegas da mesma empresa para me darem as boas-vindas, mas curiosamente não estava presente o colega que eu considerava meu amigo e com quem eu me dava mais. Quando perguntei por que não tinha vindo responderam-me que tinha caído no aeroporto ao que, naturalmente, retorqui: “Magoou-se muito?”. Gargalhada geral: na altura (creio que entretanto caiu em desuso) “cair” significava na gíria angolana “não ter lugar no avião” devido a overbooking, por influência do “laisser tomber” francês (muitos refugiados angolanos regressaram do Zaire a seguir à independência e eram conhecidos depreciativamente por zairotas ou zakós). Suponho que os nossos colegas brasileiros (e não só) quando nos visitam terão muitas histórias semelhantes... ▲ Collapse | | | A língua portuguesa possui uma riqueza infinita | May 6, 2021 |
Obrigado, cara Teresa, por nos narrar esse episódio. Há diferenças que são gritantes, já outras são sutis e estão ligadas a um certo período ou contexto social. | | | To report site rules violations or get help, contact a site moderator: You can also contact site staff by submitting a support request » II Dia Mundial da Língua Portuguesa Protemos translation business management system | Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!
The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.
More info » |
| TM-Town | Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business
Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.
More info » |
|
| | | | X Sign in to your ProZ.com account... | | | | | |